SOMOS TODOS UM RIO

2021-03-27

Projeto de teatro comunitário

Município de Rio Maior e Associação "Beleza das pequenas Coisas" lançam projeto de teatro comunitário

Assinalando o Dia Mundial do Teatro, o município de Rio Maior lançou no passado dia 27 de março, o projeto "Somos Todos um Rio".


1 Município, 10 freguesias, 100 espetáculos - é um projeto de teatro comunitário alargado a todo o concelho de Rio Maior, que visa colaborar na programação, formação e criação artística. Um projeto que vai englobar todas as suas freguesias, com enfoque principal no envolvimento da população.


Em cada freguesia será criado um grupo de trabalho que desenvolverá, com a população local, um espetáculo, que é o reflexo do sentir daquela comunidade.
Um teatro genuíno, da comunidade, para a comunidade e com a comunidade, na medida em que se procurará dar palco a assuntos pessoais e locais que serão depois trabalhados até ganharem forma teatral.


Este é um projeto de inclusão e criação de uma identidade comunitária através da arte, e da partilha de experiências e saberes, permitindo a criação de laços e parcerias, quer pessoais quer institucionais, o que visa contribuir para a consolidação da rede cultural do concelho, bem como colmatar algumas das lacunas em termos de oferta cultural fora da cidade.


Um projeto que decorrerá ao longo de dois anos, e onde serão apresentados mais de 100 espetáculos, todos com grande envolvimento das populações e das associações culturais concelhias. Potenciando uma forte adesão da comunidade uma vez que remetem para a memória coletiva e potenciam a valoração social e identitária do Município.
"Somos todos um Rio" é um Projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Rio Maior e pela Associação "Beleza das Pequenas Coisas", que contará com a colaboração do Coletivo RG-Projeto de Teatro Comunitário, e de todas as freguesias do concelho de Rio Maior.


Um trabalho que já se está a iniciar nas Freguesias de Asseiceira, Arrouquelas, Fráguas, Rio Maior e União de Freguesias de S. João da Ribeira e Ribeira de S. João, com a recolha de material para o projeto.


Quem se quiser juntar a esta iniciativa basta dirigir-se à sua Junta de Freguesia e manifestar vontade de participar nesta que será, certamente, uma gratificante e divertida viagem.