No dia 13 de abril foi inaugurada mais uma exposição inserida no projeto cultural “A Arte Está Aqui” promovido pelo Município de Rio Maior, que tem como principio a divulgação de artistas riomaiorenses e respectivas obras a toda a população, através da realização de exposições itinerantes.
A inauguração desta exposição de pintura, intitulada “mundos Paralelos”, decorreu na Casa da Cultura – Cineteatro Municipal de Rio Maior, onde estiveram presentes o artista Jorge Rebelo e a Vereadora da Cultura, Sara Fragoso, que na companhia de alguns convidados visitaram as obras artísticas patentes neste edifício municipal e na Casa Senhorial D’El Rei D. Miguel.
Jorge Rebelo nasceu a 7 de Novembro de 1952 em Lisboa. Após alguns anos de Liceu ingressou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, frequentando até ao 4º Ano o curso de “Pintura Artística e Decorativa” em simultâneo trabalhava no atelier de pintura Augusto Berthollo em Lisboa, no ano de 1977 concorre para entrar na Companhia de Carris de Ferro de Lisboa, na Secção de Pintura Artística e Publicidade, ao fim de nove anos é promovido a “Mestre”, chefiando a Secção de pintura durante 20 anos.
Ao longo dos 40 anos de profissão, aprendeu, coordenou, e ensinou várias técnicas de pintura com vários tipos de materiais, teve aprendizagem para ajudar a impulsionar a serigrafia ainda muito primária nos anos 70/80, fez muitas pinturas de grandes dimensões como; cenários, stands, autocarros e elétricos da Carris etc.
Por considerar a maioria das pinturas publicitárias que os autocarros e elétricos ostentavam autênticas obras de arte, atreve-se a chamar “Arte em Movimento”.
Nos dias que correm dedica-se exclusivamente à pintura de quadros a óleo e acrílico “realismo e surrealismo”.
A mostra, que mistura os diversos imaginários criados pela mão do artista, pode ser visitada no Cineteatro Municipal, na Casa Senhorial D’El Rei D. Miguel e nos Paços do Concelho até ao dia 26 de Maio.
Divulgar os artistas riomaiorenses, democratizar o acesso cultural artístico, dinamizar o comércio local, criar hábitos de visita a exposições artísticas são alguns dos objetivos que a Autarquia pretende atingir com a implementação deste projeto.
Horários:
Cineteatro
3.ª a 6.ª - 09h30 - 12h30 e 14h00 - 18h00
5.ª e 6.ª - 20h00 - 23h30
Sábado - 17h00 - 23h30
Casa Senhorial d’ El Rei D. Miguel
3.ª a 6.ª - 10h00 - 12h30 e 14h00 - 18h30
Sábado -- 10h00 - 12h30 e 14h00 - 17h00
Paços do Concelho
2.ª a 6.ª - 09h00 - 19h00
Privilegie a compra antecipada de bilhetes
Evite filas de última hora e levante a sua reserva dentro do prazo de validade na bilheteira do Cineteatro.